Márcia Marchetto inaugura belíssima exposição no Museu Municipal
01/04/2016 :: "A fé que conduz: do Senegal a Caxias do Sul", curadoria de Liliane Giordano
Inaugurou na noite de ontem, 31/03/2016, no Museu Municipal, a exposição "A fé que conduz: do Senegal a Caxias do Sul", da médica e fotógrafa Márcia Marchetto, com curadoria da mestre fotógrafa Liliane Giordano, ambas associadas ao Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul.

A mostra fotográfica é pura sensibilidade e beleza. Com um trabalho muito sério, Márcia conquistou a confiança dos imigrantes senegaleses (a maior parte praticante do Muridismo, vertente sufi do Islamismo, segundo a doutoranda no assunto, Juliana Rossa, autora do texto de apresentação da Exposição) e pôde nos brindar com suas fotografias que registram momentos culturais e religiosos de introspecção étnica. Com foco na temática da exposição, Márcia apresenta imagens da fé que é vivenciada, diariamente, dentro e fora das dahiras (associações religiosas). Essa fé que, conforme explica Juliana, "reforça os laços de identidade coletiva da comunidade senegalesa em Caxias do Sul, formando um elo coesivo de irmandade e fraternidade entre os imigrantes".

Não bastassem as belas imagens, com curadoria extremamente cuidadosa de Liliane, Márcia também surpreendeu o público com a presença dos senegaleses fotografados, que se apresentaram em suas vestes mais típicas para os eventos importantes, oraram, cantaram, dançaram, conversaram com o público e animaram a noite com seus tambores, além de servirem alguns pratos e bebidas típicos da culinária senegalesa, elaborados pela Chef Sônia Hermoza.

Márcia e Lili estão de parabéns pelo perfeito uso da fotografia não só como resultado de uma imagem documental e/ou tecnicamente perfeita e artística, mas como instrumento de integração social.

O CFCX sente-se muito orgulhoso da integralidade do Projeto envolvido na Mostra e só tem a agradecer pela noite encantadora compartilhada entre pessoas que usam seus talentos para tornar o mundo mais respeitoso, solidário e humano, em toda a sua pluralidade.

A mostra estará aberta à visitação até o dia 07 de maio de 2016, no Museu Municipal de Caxias do Sul, de terça a sábado, das 9h às 17h.

Para conferir mais notícias, fotos e vídeos da exposição e cerimônia de abertura, acompanhe as publicações da Márcia em seu perfil do facebook, clicando aqui